Concurso Pontes de Papel realizado em Juiz de Fora (MG)

Mais uma edio do Concurso Pontes de Papel foi realizada em Juiz de Fora (MG), no incio de junho. A ao integra o programa ArcelorMittal Cincias da Fundao ArcelorMitttal, e feita em parceira com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Sob a orientao dos graduandos da Engenharia Civil, alunos do 9 ano da rede municipal so desafiados a construir uma ponte em escala reduzida, utilizando apenas papel, carto e cola. Ao decorrer do processo, os estudantes tm a oportunidade de aplicar conceitos bsicos de fsica e mecnica, alm de aperfeioar habilidades de trabalho em equipe, concentrao e raciocnio.

Ao todo, 14 escolas municipais de Juiz de Fora participaram do concurso, que envolveu mais de 80 alunos. O desafio era construir uma ponte de 60 cm que suportasse uma carga de 10 kg. Para testar as estruturas foi realizado, no ltimo dia 10, o evento de ruptura. A ponte da equipe vencedora suportou um total de 6,108 kg. Na ocasio, mais de 200 pessoas, entre familiares, comunidade e educadores estavam presentes.

No ano passado, tambm em Juiz de Fora, foi realizada a primeira edio do concurso com alunos do ensino fundamental. 72 pessoas foram be